';

Sistemas Conectados à Rede (On Grid)

O consumidor brasileiro agora pode gerar sua própria energia elétrica!
Sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, também chamados de On Grid ou Grid Tie, geram energia elétrica em paralelo com a rede elétrica da concessionária de energia.
Por trabalharem interligados com a rede elétrica, os sistemas On Grid precisam que a rede esteja funcionando, para que sua energia auto gerada seja aproveitada pelo consumidor residencial, comercial ou industrial.

O aproveitamento desta energia passou a ser possível graças às regras estabelecidas pela ANEEL _ Agência Nacional de Energia Elétrica _ no ano de 2012 com a Resolução Normativa 482/2012, revisadas a partir de 1º de março de 2016 através da Resolução Normativa 687/2015.

O consumidor pode então gerar sua própria energia elétrica de forma integral ou parcial, aproveitando a energia gerada como créditos de energia, que serão compensados em sua conta de luz para abater o consumo de energia ocorrido em qualquer horário do dia e do mês. É o chamado Sistema de Compensação de Energia.
Os créditos e débitos de energia são apurados mensalmente por um novo padrão de medidor bidirecional que mede a energia elétrica nos dois sentidos.
Sobrou crédito de um mês para o outro? Não se preocupe! Você terá até 60 meses para aproveitar eventuais créditos excedentes.

A autorização do funcionamento do sistema fotovoltaico com a rede elétrica, e consequente substituição do medidor de energia, ocorre após a realização de um processo de aprovação junto à concessionária, chamado de homologação, permitindo ao consumidor ter pleno aproveitamento de seu sistema.
Por normatização, o processo de homologação deve ser realizado por empresa e profissionais especializados, com habilitação no CREA local (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), e com a instalação de equipamentos certificados pelo Inmetro (módulos e inversores fotovoltaicos).

E tem mais!
Várias regras interessantes para o consumidor entraram em vigor em 2016.
Através do AUTO CONSUMO REMOTO, o consumidor pode instalar o sistema em um imóvel e aproveitar a energia gerada neste imóvel e os créditos excedentes serem abatidos em outro imóvel também, desde que estejam no mesmo CPF ou CNPJ, e dentro da mesma distribuidora de energia.
Tem ainda a GERAÇÃO COMPARTILHADA, aonde um grupo de imóveis de consumidores diferentes podem se associar para instalar um único sistema e dividir os créditos de energia entre eles. Uma ótima solução para condomínios residenciais ou comerciais e imóveis vizinhos.
Os condomínios contam ainda com a solução aplicada em áreas comuns. Na GERAÇÃO COMUM, os créditos de energia podem ser utilizados para abater o consumo de energia das áreas comuns e também dos condôminos.
São inúmeras alternativas para você gerar sua própria energia!

A Geração Renovável, empresa especializada em soluções de energia, oferece ao cliente o recurso mais apropriado que permite o pleno funcionamento do sistema fotovoltaico conectado à rede.
Estamos preparados para apresentar a solução mais adequada e auxiliar na escolha das características técnicas trazendo ao cliente uma significativa economia e o favorecimento direto para um meio ambiente saudável e equilibrado.
Nossa metodologia de trabalho consiste em analisar, desenvolver e instalar o sistema.
Oferecemos suporte técnico e comercial com a garantia de uma equipe altamente comprometida e qualificada. A solução completa inclui projeto básico, equipamentos, instalação, comissionamento e conexão com a distribuidora de energia.
Prestamos consultoria com profissionais qualificados.

Faça parte da Geração que vai renovar a forma como tratamos o nosso Planeta.

Embarque nessa ideia

Como podemos lhe ajudar?